
"Eu só gostava de saber o que o futuro me reserva" - ouvi hoje esta frase, e deixou-me a pensar no caso.
E eu? Será que eu gostava de saber? Questionei-me vezes sem conta, e dei por mim a ficar no meio termo. Por um lado, acho que perderia toda a magia que a vida nos oferece. Se eu de manhã ao levantar e sair de casa já soubesse tudo o que iria acontecer, onde estava a motivação para ir em frente nesse dia? Se eu já soubesse o que me iria acontecer para o mês que vem, bolas...que faria eu o resto do mês até lá?
Por outro lado, dei por mim a pensar que gostava de saber algumas coisas em relação ao futuro, principalmente em relação a quem me rodeia e com quem vivo diariamente. Se por exemplo soubesse que um ente querido viria a ficar doente por esta ou outra razão, poderia quem sabe, remediar a situação, ou mesmo se soubesse que determinada fatalidade eventualmente viesse a acontecer, poderia evitar que o rumo das coisas seguissem por esse caminho. Acho que é só nesse aspecto que gostaria de conseguir vislumbrar o futuro sim, confesso, pois não quero pensar sequer numa hipótese de situações dessas acontecerem (eu sei que acontecessem todos os dias, e que pensamos que só acontecem aos outros).
Tirando esses aspectos, não quero saber o futuro. Quero sentir o momento. Quero viver o imediato. Só assim faz sentido para mim, as reacções, os sentimentos, o chorar, o rir, pois se soubesse o futuro seria premeditado, e aí tudo o que eu visse, ouvisse, sentiria como falso.
Tirando esses aspectos, não quero saber o futuro. Quero sentir o momento. Quero viver o imediato. Só assim faz sentido para mim, as reacções, os sentimentos, o chorar, o rir, pois se soubesse o futuro seria premeditado, e aí tudo o que eu visse, ouvisse, sentiria como falso.
É, definitivamente não quero saber o futuro (excepto nos casos que já falei). Prefiro estar à espera dele, e depois....logo se vê!
17 comentários:
interessante... gostei ;)
poís... nas confessa que por vezes ..trazia vantagens enormes...
kiss
Hello Shadow ;)
Saber o futuro teria algumas vantagens mas julgo que estas eram facilmente superadas pelas desvantagens.
Onde estava a magia das surpresas, da sedução, das promessas de amor, das motivações para lutar por uma vida melhor? Iriamos ser invadidos pelo tédio, pela falta de interesse na vida.
Bjs
O teu texto é muito interessante e mantés esse estilo que é mesmo teu,original!Tal como tu há detalhes que também desejaria saber.
Continuas muito bem!
Bjs
pois eu prefiro viver na mais pura ignorância...o que vier que venha!!
Beijo**
*
futuro ?
qual futuro ?
onde está ?
o passado do futuro, talvez , , ,
,
buzios sonantes, deixo-te,
,
*
"A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é
porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi,
o presente pior do que é e o futuro melhor do que será." Marcel Pagno
---
As suas considerações são interessantes, mas eu não gostaria de saber do futuro. A graça da viver está no mistério de viver.
Beijos,
Inês
Peço desculpa por me intrometer mas não resisti!
Eu também não gostava de saber o futuro... se já assim vivemos tantas vezes apenas á espera imagina se soubessemos o que nos esperava?
Tal como tu também acho que cada momento deve ser aproveitado e soboreado, mesmo que para muitas outras pessoas esse mesmo momento passe ao lado... e se soubessemos o que lhe seguiria... o seu sabor não seria igual!
Gostei mesmo e se não te importares voltarei ;)
Keep on
Olá Shadow,
O passado alicerça o presente, o qual, por sua vez vai ser determinante no futuro.
Assim, entendo que, o que o futuro nos reserva, é o espelho do nosso passado, mas, sobretudo do nosso presente.
Somos nós que "decide" o que vai ser o nosso futuro.
Em termos de analogia, recordo que colhemos o que semeamos. O futuro reserva-nos o que semearmos no nosso presente.
Sem passado nem futuro, tudo se resume ao eterno presente, por isso, vivamo-lo como se não houvesse amanhã.
Abordaste um tema interessantissimo, como aliás é teu hábito. Gostei muito.
Bjs.
Menina, que belo texto.Estou de férias, ando espiculando os blogs, o seu é mil.Volto a visitar você.
marthacorreaon line.blogspot.com
Do futuro, não vale a pena perguntar. Ele sempre foi um arrogante ponto de interrogação!
Realmente saber ao pormenor o que nos reserva o futuro seria uma vida sem luta, sem surpresas... uma vida sem gosto!
Gostei do teu texto
:X
E por vezes, é melhor nem saber (:
um beijinho*
Penso muitas vezes sobre isso, e julgo que por vezes preferimos viver na ignorância por medo, medo do que o futuro pode trazer, mas… se tivéssemos esse poder poderíamos evitar o que é errado e só mais tarde descobrimos, talvez fossemos mais felizes, , talvez aprendêssemos a aceitar o que não podemos evitar, talvez nos tornássemos mais humanizados , talvez aprendêssemos a lidar com a doença, com a amizade, com a verdade, talvez o verdadeiro amor surgisse em nós, talvez....
beijos
O futuro é já agora...olha já passou a passado :)
Não sei o que é isso do futuro. Apenas sei que é uma grande escravidão quando se passa pela vida sem saborear o presente de olhos postos em algo que não existe ainda e que a existir um dia, apenas depende daquilo que fazemos, sentimos, construimos no momento...presente.
Bjos meus
e depois?
No filme " O Banda do Kung Fu " tem lá uma frase que penso que diz muito : "O Passado é história, o Futuro é mistério. e o Presente é dediva...por isso se diz que é presente "
:) **
Enviar um comentário